Skip directly to content

Quarentena musical: o que ouvir durante este período

Saúde e Bem Estar

O tilintar dos talheres, o abrir e fechar de gavetas, o teclar dos computadores. A trilha sonora da quarentena é variada, mas se parece um pouco em todas as casas. Para além das paisagens sonoras ouvidas nos lares, a música tem se tornado também uma companheira para lidar com este momento desafiador. Com efeito positivo sobre nosso organismo, seguir uma quarentena musical é uma ideia eficiente para amenizar a ansiedade e o estresse.

Benefícios da música na saúde

A música é uma forma de terapia utilizada há muito tempo como meio de expressão, para auxiliar o processo de demonstrar emoções e se comunicar. Recentemente, descobriu-se que o uso de ritmos, frequências e vozes podem contribuir também para o tratamento de doenças físicas e mentais.

É comprovado que ouvir música reduz o nível de cortisol no organismo. O hormônio responsável pelo estresse, então, se diminui. Além disso, a música também melhora o funcionamento do sistema imunológico e é eficiente no controle da ansiedade

Dicas de playlists: trilha sonora para uma quarentena musical

Preencha alguns espaços do seu dia com músicas que te fazem bem e desfrute. Te mostramos aqui algumas sugestões. É só dar o play.

  • Festivais online - o Festival do Isolamento Social oferece diversas performances online. É possível assistir shows de artistas de vários países e estilos musicais por meio do site oficial.
  • Música clássica - há diversas playlists no Youtube que exploram as principais composições de alguns dos artistas mais renomados da música clássica. Se você se interessa por ChopinDebussyMozartBachElgarBarber e Satie, clique nos links e desfrute algumas horas desse gênero musical.
  • Música popular brasileira - o jornal El País publicou uma playlist em que compila algumas músicas do compositor brasileiro Chico Buarque, todas em suas versões ao vivo. O veículo também criou outra lista de músicas: essa, dedicada ao cantor Milton Nascimento. Já o perfil do SESC SP compilou algumas canções com base na viola para lembrar de clássicos.
  • Playlists temáticas - algumas contas do Spotify publicaram playlists temáticas para serem ouvidas de acordo com o seu humor e momento do dia na quarentena musical. Quer ouvir algumas músicas para acordar bem? Então esta pode ser uma boa opção. Ouça também uma playlist para dançar com o corpo, para contemplar as coisas boas da vida, para acalmar o coração ou então para se concentrar durante o home office.

 

Referências

https://www.bluezones.com/2020/03/50-ways-to-stay-sane-during-this-crisis/ - acessado em 25/04/2020

https://www.apa.org/monitor/2013/11/music - acessado em 25/04/2020

https://www.musictherapy.org/about/musictherapy/ - acessado em 25/04/2020

 

PP-PFE-BRA-2604