Skip directly to content

Como escolher um exercício físico?

Saúde e Bem Estar

O exercício físico melhora a saúde, o humor e a qualidade de vida. Mas, para colher os benefícios, é preciso fazer com que ele se torne um hábito. Uma dica para não desistir no meio do caminho é escolher um exercício físico que seja do seu agrado e se adapte às suas necessidades e estilo de vida. Confira alguns fatores que você deve considerar para acertar na escolha e conseguir deixar para trás de vez a vida sedentária.

Critérios para levar em conta ao escolher um exercício físico

Suas limitações físicas - é essencial escolher um exercício físico adequado ao seu nível de condicionamento físico e quaisquer problemas de saúde que você tiver. Para quem é iniciante, está inativo há algum tempo ou tem uma condição crônica, por exemplo, certas modalidades podem ser contraindicadas. Só um médico pode informar suas restrições, portanto, você deve consultar este profissional e fazer uma avaliação física antes de começar uma nova atividade.

Seus objetivos - defina quais resultados você espera atingir com o exercício físico. Perder peso? Fortalecer os músculos? Melhorar o condicionamento físico? Gerenciar uma condição crônica? Embora qualquer tipo de exercício físico traga benefícios para a saúde, cada um deles oferece diferentes resultados. Portanto, ter metas claras ajudará você a decidir qual é o treino ideal para você.

Suas preferências - é muito mais provável que você consiga persistir na prática de um exercício físico se ela for prazerosa. Se ir à academia não é sua praia, você pode tentar dança, pilates, artes marciais e muitas outras opções! Para identificar seu estilo de exercício físico, considere também sua personalidade. Se você é sociável, pode gostar de esportes coletivos ou aulas de ginástica. Se não gosta de exposição, malhar em casa com a ajuda de um personal trainer pode ter mais a ver com você.

Seu estilo de vida - escolha exercícios físicos que se encaixem na sua rotina. O ideal é que você tenha acesso fácil a elas. É mais conveniente frequentar uma academia que seja perto de casa ou do trabalho, por exemplo. Se a agenda cheia impede que você reserve um horário para se exercitar, uma alternativa é encontrar maneiras de ser mais ativo ao longo do dia, como fazer uma caminhada curta depois do almoço e trocar o elevador pelas escadas.

Alterne diferentes tipos de exercício físico

Existem diferentes tipos de exercício físico. Procure incluir em sua rotina uma combinação deles, para que você trabalhe todos os aspectos de sua saúde e evite cair na monotonia. Mas lembre-se que é necessário ter aprovação médica.

Conheça as principais categorias de exercícios físicos e alguns de seus benefícios

Exercícios aeróbicos - são aquelas que aumentam sua respiração e batimentos cardíacos, como caminhada, natação e ciclismo. Elas mantêm o coração, pulmões e sistema circulatório saudáveis, ajudam a eliminar gordura e aumentam a resistência física.

Exercícios de força (musculação) - além de fortalecer os músculos, esse tipo de exercício queima calorias e protege os ossos. A modalidade inclui levantamento de pesos, agachamentos e flexões.

Exercícios de equilíbrio - facilitam a caminhada e previnem quedas, sendo especialmente indicados para pessoas mais velhas. As atividades que melhoram o equilíbrio incluem tai chi chuan e ficar de pé em uma perna.

Exercícios de flexibilidade - o envelhecimento diminui a flexibilidade dos músculos e tendões, o que aumenta o risco de dores musculares e dificulta a realização de tarefas diárias. Atividades como alongamento e ioga ajudam a manter o corpo flexível.

Quaisquer que sejam os exercícios físicos escolhidos, você deve aprender a técnica correta de fazê-los, a fim de evitar lesões. Também é importante começar devagar e aumentar a intensidade gradualmente.

 

Referências:

https://www.betterhealth.vic.gov.au/health/healthyliving/physical-activity-choosing-the-one-for-you - acessado em 23/01/2020

https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/fitness/in-depth/fitness/art-20044002 - acessado em 23/01/2020

https://www.health.harvard.edu/exercise-and-fitness/the-4-most-important-types-of-exercise - acessado em 23/01/2020

https://medlineplus.gov/exerciseandphysicalfitness.html - acessado em 23/01/2020

 

 

PP-PFE-BRA-2573