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4 sinais de que você precisa dormir mais

Saúde e Bem Estar

Como anda o seu sono?
Dormir pouco causa irritação, além de aumentar o risco de hipertensão arterial, ataque cardíaco, obesidade e diabetes. De acordo com os novos padrões estabelecidos pela National Sleep Foundation , adultos com idade entre 26 e 64 anos precisam de sete a nove horas de sono, enquanto adultos com mais de 65 anos precisam de sete a oito horas. Se você sente dificuldade para adormecer ou para dormir sem interrupções, talvez um dos hábitos a seguir esteja roubando suas horas de sono.

1. DORMIR COM A TV LIGADA
Dormir no sofá é ruim por vários motivos, de acordo com Allen Towfigh, médico certificado em medicina do sono e neurologista afiliado ao Hospital Presbiteriano de Nova York, nos EUA. “Por um lado, a luz brilhante da TV impede a liberação de hormônios importantes, como a melatonina, que são necessários para induzir o sono”. Além disso, a exposição à luz brilhante estimula o cérebro a ficar acordado. Em vez de deixar a TV ligada, use um aplicativo para iPhone, como o Relax Melodies, para ajudá-lo a dormir.

2. BEBER ANTES DE DORMIR
Tomar uma taça de vinho pode parecer uma boa maneira de relaxar, mas talvez o efeito da bebida seja exatamente o contrário. De acordo com Towfigh, depois que o relaxamento inicial desaparece, o álcool gera um efeito rebote. “Por isso, acordamos antes do horário adequado”. O resultado é um sono interrompido e uma sensação de cansaço no dia seguinte. Pare de beber álcool de três a quatro horas antes da hora de dormir para ter um sono restaurador.

3. FUMAR ANTES DE DORMIR
Além dos riscos conhecidos para a saúde, fumar também pode prejudicar seu sono à noite. “Embora as pessoas muitas vezes fumem para apaziguar os ânimos, a nicotina é um estimulante. Fumar muito perto da hora de dormir, portanto, pode prejudicar o sono”, afirma Peter Fotinakes, médico e diretor do Centro de Distúrbios do Sono do Hospital de St. Joseph em Orange, Califórnia, nos EUA. Evite o cigarro antes de dormir — ou pare de fumar de verdade.

4. TOMAR MEDICAMENTOS À NOITE
De acordo com Towfigh, alguns medicamentos, como os indicados em caso de resfriados ou para melhorar a memória, podem aumentar a atenção e dificultar o sono. “Talvez seja melhor tomar esses medicamentos pela manhã, em vez de tomá-los antes de dormir”. Converse com seu médico se você sentir que os medicamentos estão prejudicando seu sono à noite.*
De acordo com Fotinakes, além desses inesperados inimigos do sono, não podemos ignorar as fontes óbvias de estímulos antes de dormir, como barulho e luz. “Não se esqueça de manter uma temperatura confortável (18 °C) no quarto, pois o excesso de calor ou de frio pode impedir que você tenha uma boa noite de sono”. Durma bem!
* Caso você sinta algum efeito colateral após tomar algum medicamento, entre em contato com seu médico.

Fontes:

National Sleep Foudation
http://www.sciencedaily.com/releases/2015/02/150202123716.htm

Website Get Old 
https://www.getold.com/4-reasons-youre-not-getting-enough-sleep 

Matérias acessadas em 25/06/2015