Skip directly to content

Chamada de vídeo: tecnologia que aproxima na quarentena

Família e Relacionamentos

Com a extensão do período de isolamento social devido à pandemia de Covid-19, por mais tempo perdura a falta de socialização. Amigos e familiares têm encontrado maneiras criativas e seguras para se reunirem - e a tecnologia torna isso possível por meio de aplicativos de chamada de vídeo.

Bem-estar durante a quarentena

Estar sozinho em casa durante um momento tão desafiador pode ser difícil. É comum se sentir solitário e ansioso durante este período. Por este motivo, estar em contato com pessoas queridas é essencial: fornece suporte emocional e mostra que todos estão passando pela mesma situação que você.

A tecnologia desenvolve um papel importante neste momento, pois possibilita o encontro com pessoas queridas, ainda que à distância. As chamadas de vídeo são uma grande tendência desse período e, por isso, listamos alguns aplicativos que podem ser úteis para essa função.

Aplicativos que disponibilizam chamada de vídeo

Os encontros por videoconferência preservam a saúde de todos que participam e permitem o contato próximo com pessoas queridas, o que promove bem-estar. Confira alguns aplicativos de fácil uso e gratuitos.

  • Whastapp vídeo - basta um clique no ícone de câmera durante sua conversa no aplicativo e pronto, você já está em uma chamada de vídeo. No whatsapp, há limite para 4 pessoas por ligação - e todos aparecem na tela ao mesmo tempo.
  • Facebook vídeo - assim como o Whastapp, o Facebook Messenger permite que você clique no ícone de câmera durante sua conversa no aplicativo e entre em uma chamada de vídeo com aquela pessoa.
  • Facetime - para quem possui dispositivos da Apple, como iPad ou iPhone, o Facetime é uma funcionalidade que já vem no aparelho. O uso é bastante parecido com o do Whastapp: basta acessar o aplicativo, buscar o nome do contato que deseja ligar e apertar o botão com ícone de câmera. É possível convidar até 32 pessoas para participar de uma ligação – e o vídeo em destaque será sempre daquele que está falando no momento.
  • Google Hangouts - o aplicativo funciona com base no email do Google, o Gmail. Para entrar em uma vídeo chamada, basta acessar o link que te enviarem ou então clicar no botão com ícone de câmera para iniciar o chat. É possível convidar até 10 pessoas para participar de uma ligação.
  • Skype - para utilizar este aplicativo, é preciso fazer a instalação em seu computador ou celular e criar uma conta, com login e senha. Se você possui e-mail Outlook ou Microsoft, é possível utilizar o mesmo cadastro. Para iniciar uma chamada de vídeo, é necessário adicionar seu amigo ou familiar e apertar o ícone de câmera. Uma ligação comporta até 50 participantes.

O isolamento social ainda é extremamente necessário. Desfrute da tecnologia para se encontrar virtualmente com pessoas queridas, siga as instruções de higiene do Ministério da Saúde e respeite a quarentena: fique em casa. Todo cuidado é importante para proteger sua saúde.

 

Referências

https://www.bluezones.com/2020/03/50-ways-to-stay-sane-during-this-crisis/ - acessado em 25/04/2020

https://faq.whatsapp.com/en/android/28000016?lang=pt_pt - acessado em 25/04/2020

https://support.apple.com/pt-br/guide/iphone/iph405ab67de/ios - acessado em 25/04/2020

https://www.healthline.com/health-news/quarantine-chat-app-may-help-relieve-loneliness-during-covid-19-outbreak - acessado em 25/04/2020

 

PP-PFE-BRA-2615