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A maneira (cientificamente comprovada) de cumprir as resoluções de Ano Novo

Dinheiro e Carreira

Mais um ano começa e estamos cheios de entusiasmo e animação. Geralmente esse é o período em que fazemos aquelas listas intermináveis de promessas: vamos economizar dinheiro, começar um exercício físico, meditar, adotar uma alimentação mais saudável , aprender  um novo idioma, etc.

Mas, segundo Jeff Catel, em matéria publicada no portal americano Greatist, as estatísticas não estão a nosso favor: menos de 10% das pessoas que fazem promessas de ano novo conseguem de fato mantê-las. “É apenas um desejo”, diz Edwin Locke, professor americano de Liderança e Motivação, um dos pioneiros da teoria do estabelecimento de metas e entrevistado por Catel. “Se for para levar a sério, você precisa planejar, manter registros, e talvez até mesmo precise de ajuda de fora.”

A boa notícia é que Locke e outros pesquisadores passaram décadas pesquisando como descobrir uma maneira infalível de criar e alcançar objetivos. Toda essa ciência se resume em sete passos, que você pode conferir a seguir.

Antes de começar, pergunte-se: você está realmente pronto? A resposta pode parecer óbvia mas você precisa saber se está ou não preparado para fazer uma mudança em sua vida, diz Caroline Adams Miller, especialista americana em estabelecimento de metas e autora do livro “Creating Your Best Life”, também ouvida por Jeff Catel. Se você respondeu “sim”, confira os 7 passos abaixo:

7 PASSOS PARA MANTER SUAS RESOLUÇÕES DE ANO NOVO

1. Escolha um (e somente um) objetivo

Se você estiver decidindo por um objetivo que exija autocontrole – um que você tenha de se lembrar o tempo todo, como beber menos café ou cortar os doces – é importante focar em apenas uma meta. “O autocontrole é um recurso limitado”, diz Miller. “Acordamos com uma disposição que geralmente se esgota ao longo do dia. Por isso é fácil comer pouco no café da manhã, mas não tão simples assistir TV à noite sem devorar um saco de pipoca ao lado”.

2. Seja específico e desafiador

Uma vez que você estabelece uma meta, certifique-se de que ela não seja fácil demais. Claro que é ótimo riscar algo da lista e saber que concluiu o que planejava fazer, mas se subestimamos nossos objetivos, eles não serão motivadores, diz Locke. Estudos demonstraram que os objetivos com maior chance de adesão são aqueles bem específicos – que possam ser preferencialmente mensurados – e desafiadores.

3. Pergunte-se: Você está aprendendo ou fazendo?

Agora que estabeleceu um objetivo concreto, é hora de descobrir se ele é algo que você já sabe fazer ou se é um novo aprendizado. Por exemplo: digamos que esteja tentando economizar dinheiro e decide juntar R$ 24.000,00 até o final do ano. Isso é algo que você já está fazendo. Acompanhar seu progresso é relativamente fácil.
Se você ainda precisa descobrir quanto precisa economizar ou qual é a melhor maneira de guardar dinheiro, este sim é um objetivo de aprendizagem. É muito mais difícil mensurar isso. Talvez uma conversa com um planejador financeiro seja o caminho mais fácil para saber como atingir sua meta.

4. Divida o objetivo em metas menores e de curto prazo

Ainda no exemplo “economizar dinheiro”, seu objetivo (economizar R$ 24.000,00 no ano) vai parecer muito mais fácil se você dividi-lo em partes menores e mais controláveis (como economizar R$ 2.000,00 por mês). Por meio da uma tabela ou planilha, você pode controlar mês a mês sua evolução.

5. Observe as pessoas ao seu redor

Nós somos um reflexo das pessoas com as quais convivemos. Pode parecer exagero, mas há uma ciência séria por trás dessa afirmação! É a chamada teoria do contágio social, a ideia de que as pessoas ao nosso redor têm grande influência sobre a forma como agimos. Se você quer perder peso, não adianta andar com amigos que adoram fast food. Se o objetivo é economizar dinheiro, é melhor passar menos tempo com quem gosta de fazer compras regularmente, diz Miller.

6. Prepare seu ambiente

Ficar perto das pessoas certas é apenas metade do caminho para o sucesso. Você também precisa estar rodeado das coisas certas. Isso significa se livrar de gatilhos tentadores e, ao mesmo tempo, inserir no seu dia a dia lembretes que não deixem esquecê-lo os objetivos estabelecidos. Senhas de computador são um exemplo perfeito; se você está economizando para uma viagem à Paris, sua senha poderia ser “França2017”, sugere Miller.

7. Assuma o controle

Acompanhar sua evolução é uma parte essencial do sucesso na conquista de seus objetivos. Parte disso pode envolver métricas – você economizou o dinheiro que disse que economizaria neste mês? Segundo Miller, outra dica é ter ao seu lado aliados que o ajudem a manter-se fiel às metas. Pode ser um companheiro de caminhadas ou um amigo com quem você combina de ficar em casa numa sexta à noite, ao invés de gastar dinheiro em um restaurante ou bar.

Fontes:

Greatist: http://greatist.com/live/science-backed-tips-new-years-resolution

Social contagion theory: examining dynamic social networks and human behavior.Christakis NA, Fowler JH. Statistics in medicine, 2012

Exploratory Study of Web-Based Planning and Mobile Text Reminders in an Overweight Population. Soureti A, Murray P, Cobain M, et al. Journal of Medical Internet Research