Skip directly to content

Entenda a importância da musculação na terceira idade

Envelhecimento e Sociedade

Incluir a musculação na sua rotina de exercícios é muito importante para envelhecer com saúde e qualidade de vida. Quando praticada regularmente, a modalidade torna os músculos mais fortes e ágeis, contribuindo para que você se mantenha ativo e independente. A musculação na terceira idade também ajuda no controle de diversas doenças, como osteoporose, doenças cardíacas, diabetes e artrite.

Os benefícios da musculação na terceira idade

Com o avanço da idade, o corpo tende a perder força e massa muscular. Isso começa por volta dos 35 anos, mas se intensifica após os 60 anos. Entretanto, estudos mostram que exercitar os músculos pode reverter esse processo. O enfraquecimento dos músculos dificulta a realização de atividades cotidianas, como caminhar, subir escadas e carregar compras, além de prejudicar o equilíbrio, aumentado o risco de quedas.  

Se realizada com supervisão médica, a musculação é segura mesmo para quem não está com a saúde perfeita. Inclusive, esse tipo de exercício pode reduzir os sintomas de algumas doenças das seguintes formas:

  • Artrite - musculação reduz a dor e a rigidez, e aumenta a força e a flexibilidade;
  • Diabetes tipo 2 - musculação melhora o controle da glicemia;
  • Osteoporose - musculação fortalece os ossos e reduz o risco de quedas;
  • Doenças cardíacas - musculação controla o colesterol e melhora o condicionamento físico;
  • Obesidade - musculação queima calorias e ajuda a manter um peso saudável;
  • Dor nas costas - musculação aumenta força muscular das costas e do abdômen, diminuindo o estresse na coluna.

A musculação também pode ajudar você a dormir melhor, aumentar a sensação de bem-estar e reduzir a ansiedade e a depressão.

Como praticar musculação na terceira idade

Você pode alcançar os benefícios da musculação com duas a três sessões por semana, tirando pelo menos um dia de folga entre cada uma. A musculação deve ser realizada em conjunto de exercícios aeróbicos, cerca de 30 minutos diários, como caminhada ou hidroginástica.

Geralmente, a maneira mais indicada de fazer musculação na terceira idade é através do levantamento de pesos leves. Antes de começar a praticar qualquer tipo de exercício, é essencial conversar com seu médico para garantir que eles são seguros e adequados para você. E lembre-se, nada de exigir mais do que seu corpo aguenta.

 

Referências

https://www.cdc.gov/physicalactivity/downloads/growing_stronger.pdf - acessado em 15/12/2019

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/14552938 - acessado em 15/12/2019

https://www.health.harvard.edu/exercise-and-fitness/strength-and-power-training-for-older-adults - acessado em 15/12/2019

https://www.paulista.pe.gov.br/site/noticias/detalhes/5242 - acessado em 15/12/2019

http://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-exercitar-mais/5-opcoes-de-atividades-fisicas-para-idosos - acessado em 15/12/2019

 
PP-PFE-BRA-2373
Envelhecimento e Sociedade

Envelhecimento e Sociedade