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Dicas para se manter ativo ao longo dos anos

Envelhecimento e Sociedade

As pessoas fisicamente ativas conseguem evitar a obesidade e reduzir o risco de uma série de doenças. Mas os trabalhos sedentários, as indisposições e a agenda lotada podem conspirar contra e nos tornar menos ativos do que gostaríamos de ser. Veja algumas dicas para ajudá-lo a se manter ativo ao longo dos anos. É sempre indicado conversar com seu médico antes de iniciar uma nova rotina de exercícios.

ENCONTRE UM PARCEIRO E SE PLANEJE
Seja para jogar futebol, correr ou praticar ioga, um parceiro pode incentivá-lo a se exercitar. O planejamento também é importante. Mas a combinação de um parceiro e de um plano costuma ser ideal. Talvez isso aconteça porque os parceiros ajudam uns aos outros a se manterem focados nos objetivos ou simplesmente porque se exercitar com um amigo pode ser mais divertido. Não importa a razão, saiba que uma boa companhia e um plano são ideais para ajudá-lo a se manter ativo. Os planos mais eficazes costumam ser os flexíveis. Se a chuva atrapalhar na quinta-feira, você pode praticar duas vezes na próxima semana.

COMECE A CAMINHAR E TENHA UM PEDÔMETRO
Se você estiver muito ocupado para participar de algum programa de exercícios, sempre existe a opção de caminhar. Esta prática é uma ótima maneira de se exercitar, mas ela costuma ser esquecida. Muitas pessoas poderiam incluir essa atividade à rotina. Em um estudo realizado pela Faculdade de Medicina de Yale, menos de 25% das pessoas disseram que caminham durante 10 minutos consecutivos ou mais por semana.
Talvez seja interessante usar um pedômetro. De acordo com outro estudo, você vai andar mais se tiver um pedômetro – cerca de 75% mais –, além de conseguir reduzir a pressão sanguínea.

PRATIQUE TAI CHI
Suave e fluido, o tai chi é o exercício perfeito para as pessoas que não conseguem praticar exercícios mais pesados, como aquelas que estiverem se recuperando de uma cirurgia, por exemplo. Praticado há mais de 2 mil anos na China, o tai chi oferece benefícios para a saúde que estão sendo estudados pela ciência ocidental. Esses benefícios incluem o aumento da energia e da resistência, além da diminuição do estresse e da ansiedade.
Por vezes descrito como uma meditação em movimento, o tai chi não exige equipamentos específicos e pode ser praticado em ambientes fechados ou ao ar livre, sozinho ou em grupos, por isso, pode ser uma atividade social ou um exercício individual, praticado no conforto da sua casa.

CAMINHE EM UM RITMO MODERADO
A maioria das orientações de exercícios especifica que as pessoas devem praticar 150 minutos por semana de um exercício de intensidade moderada. Sabemos que esse tempo é o equivalente a duas horas e meia. Mas que atividades são consideradas exercícios de intensidade moderada? Uma regra simples é que você não vai conseguir cantar durante a execução de qualquer atividade que aumente visivelmente seu ritmo cardíaco e respiratório.

LEMBRE-SE DE QUE TUDO CONTA
Se você estiver pouco ativo ultimamente, até mesmo uma hora de exercício por semana pode melhorar sua saúde e seu humor. Para começar, uma opção é evitar o elevador e usar as escadas.

Fonte: 

Website Get Old
https://www.getold.com/tips-to-stay-active-as-you-age
Matéria acessada em 25/06/2015