Skip directly to content

Brasileiros têm medo de envelhecer, mas não cuidam da saúde

Envelhecimento e Sociedade

A maioria dos brasileiros sente medo de envelhecer, porém, não adota hábitos que poderiam contribuir para um envelhecimento com qualidade de vida. Isso é o que aponta a pesquisa “Como os brasileiros encaram o envelhecimento – versão 2017”, que faz parte da campanha “Envelhecer Sem Vergonha – Qualidade de vida não tem idade”, promovida pela Pfizer. Continue a leitura e saiba quais são as impressões dos brasileiros sobre o envelhecimento.

5 maiores medos ao envelhecer

A pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest em todas as regiões do País envolveu 703 adultos com 18 anos ou mais. Ela mostrou que 92% dos entrevistados temem o envelhecimento. Entre os possíveis problemas que podem ocorrer ao envelhecer, os problemas de saúde são os mais temidos pelos entrevistados. Veja, a seguir, quais são os maiores medos das pessoas entrevistadas:

  1. Problemas de saúde;
  2. Limitações físicas;
  3. Problemas com memória;
  4. Solidão;
  5. Preocupações financeiras.

Apesar de terem medo de problemas de saúde e estarem cientes de que a prevenção, a alimentação saudável e a prática de exercícios físicos são fatores importantes para a manutenção da saúde, muitos entrevistados não incluem hábitos saudáveis na rotina.

 

7 principais expectativas ao envelhecer

O levantamento mostra, também, que envelhecer com saúde é a principal expectativa dos entrevistados, apesar do medo. Envelhecer próximo aos familiares e ter segurança financeira também são muito importantes para a maioria. Veja o que os entrevistados mais esperam ao envelhecer:

  1. Saúde;
  2. Proximidade com familiares;
  3. Segurança financeira;
  4. Tempo para realizar sonhos e desejos;
  5. Boa forma física;
  6. Uma vida longa;
  7. Proximidade com amigos.

 

Famosos que estão conseguindo envelhecer bem

Ainda de acordo com a pesquisa, o apresentador Sílvio Santos, de 87 anos, e o jornalista William Bonner, de 54, são os homens que melhor estão envelhecendo. Essa é a opinião de 78% dos entrevistados. Já o ator George Clooney, de 56 anos, é mencionado por 69% dos entrevistados.

Entre as mulheres, as personalidades que estão envelhecendo melhor são as atrizes Glória Pires, de 54 anos, e Fernanda Montenegro, de 88 anos. Ambas foram lembradas por 76% das pessoas entrevistadas. Em seguida está a jornalista Glória Maria, mencionada por 74% das pessoas ouvidas e que supostamente teria 58 anos.

 

Envelhecer não é motivo para ter vergonha

Segundo 70% dos entrevistados, o envelhecimento não é motivo de vergonha. Essa percepção é ainda mais forte entre aqueles com 51 anos ou mais, grupo em que essa porcentagem chega a 87%.

Apenas 22% dos participantes se dizem constrangidos com o envelhecimento. Para estas pessoas, os principais motivos seriam a dependência para a locomoção e a necessidade de auxílio para atividades rotineiras ou para complementar o orçamento.

 

Conteúdos relacionados no site Envelhecer Sem Vergonha

  • Conheça as melhores cidades para envelhecer no Brasil

http://www.envelhecersemvergonha.com.br/content/conhe%C3%A7a-melhores-cidades-para-envelhecer-no-brasil

  • 10 hábitos que estimulam o cérebro em qualquer idade

http://www.envelhecersemvergonha.com.br/content/10-h%C3%A1bitos-que-estimulam-o-c%C3%A9rebro-em-qualquer-idade