Skip directly to content

Boas maneiras nas redes sociais ajudam a evitar gafes online

Família e Relacionamentos

Em 2018, mais de quatro bilhões de pessoas em todo o mundo usavam a internet para diversos fins, inclusive para acessar e interagir pelas redes sociais. Entre elas, o Facebook, que já possui 2,1 bilhões de usuários, sendo que 410 milhões deles têm 45 anos ou mais. Continue a leitura e conheça algumas boas maneiras nas redes sociais ao postar, compartilhar e comentar publicações e evitar problemas.

 

Cuidado com o comportamento nas redes sociais

 

Para não cometer gafes online, é sempre bom se atentar que as redes sociais são, como o nome diz, feitas para sociabilizar. Significa que as plataformas não são apenas para compartilhar pensamentos e opiniões, mas também são um ambiente que permite a outras pessoas interagirem com o que você postou. Algumas formas de ter um bom comportamento nas redes sociais e evitar desconfortos são:

 

Evite palavras e frases inteiras em letra maiúscula – muitas vezes, o formato como escrevemos nas redes sociais é entendido como uma representação da forma como falamos. As palavras em letras maiúsculas são usadas para simular uma pessoa gritando. Então, O ideal é evitar para não parecer que sua mensagem está sendo grosseira.

 

Verifique o que você está compartilhando – você pode já ter ouvido a expressão “fake news”, ela é usada para definir quando uma notícia é falsa. É muito importante ter cuidado ao compartilhar notícias e informações que podem não ser verdadeiras. Antes de postar ou compartilhar, faça uma pesquisa e veja se sites confiáveis, como os de jornais e portais de notícias sérios, afirmam a veracidade do fato.

 

Pense bem antes de postar qualquer coisa – se for um comentário sobre algo que outra pessoa publicou, avalie bem se o que está escrevendo pode ser interpretado de maneira diferente do que você queria e pode ofender ou magoar o autor. E a mesma coisa sobre as informações e pensamentos que você deseja publicar. Se for uma foto, avalie se ela não mostra mais do que seria prudente e evite tornar públicas fotos com crianças e adolescentes até por questões de segurança. Depois que postar algo, é quase impossível excluir o conteúdo da internet, pois qualquer um pode ter copiado.

 

Como o comportamento nas redes sociais pode ser útil para fazer novos amigos

 

Ter boas maneiras nas redes sociais pode ajudar você a conhecer novas pessoas com interesses parecidos com os seus. Veja como a internet pode ajudar:

 

Procure grupos de interesse – redes sociais, como o Facebook, oferecem a opção de grupos, onde pessoas se reúnem para trocar informações e conversar sobre um determinado assunto. Para encontrar estes grupos, procure pelo tema na barra de busca que fica na parte superior da tela do Facebook e, depois, clique na opção “grupos”.

 

Siga hashtags – você também pode acompanhar postagem que te interessem seguindo as hashtags. Sempre que vir uma palavra com o símbolo “#” antes, clique e acompanhe o que estão postando sobre aquele assunto. No Instagram, por exemplo, você pode clicar em “seguir” e receber mais postagens sobre o tema escolhido.

 

Referências

https://books.google.com.br/books?id=5WGgB4B5C8AC&pg=PA16&lpg=PA16&dq=etiqueta+3.0&source=bl&ots=-OtEp8IfQ3&sig=ACfU3U34tTOetgjH5ARZcIDb3fljD1n9Eg&hl=en&sa=X&ved=2ahUKEwjr1MumjaXhAhV1H7kGHR-WDf84ChDoATAAegQICRAB#v=onepage&q&f=false - acessado em 28/03/2019

https://www.usm.edu/university-communications/social-media-etiquette-guidelines - acessado em 28/03/2019

https://wearesocial.com/blog/2018/01/global-digital-report-2018 - acessado em 28/03/2019