Skip directly to content

Como o bom humor ajuda a enfrentar o câncer de mama e outras doenças

Saúde e Bem Estar

Em muitos eventos e caminhadas contra o câncer de mama, vemos mulheres vestindo camisetas com as seguintes declarações estampadas no peito: “Sim, eles são falsos! Meus seios reais tentaram me matar” ou “Dei uma folga para os meus cabelos”.
É claro que o câncer, outras doenças e indisposições costumam gerar dor, ansiedade, náusea e momentos em que a pessoa sente que chegou ao fundo do poço, mas de acordo com Patty Wooten, enfermeira e palhaça profissional que vivenciou o câncer, “se você conseguir sorrir ao longo do caminho, estará no comando da situação”.
“Quando sorrimos, recuperamos o poder e o controle. É uma forma de dizer: ‘isso não vai me derrubar’”, diz Wooten, que faz palestras no mundo todo sobre os benefícios terapêuticos do bom humor.
Estudos mostram que rir fortalece o sistema imunológico, reduz os hormônios relacionados ao estresse, diminui os níveis de ansiedade e melhora o humor. A boa notícia é que tudo isso acelera o processo de cura. “Rir também faz bem para a alma”, diz Wooten, ajudando a manter uma visão positiva da vida.
Muitos hospitais, como o Cancer Treatment Centers of America, usam a terapia do riso como uma “ferramenta complementar de cura” para melhorar a qualidade de vida dos pacientes com doenças crônicas. No Duke Medicine, há um “Carrinho do Riso” repleto de livros e DVDs de comédia, canudos para fazer bolinhas de sabão, almofadas de pum e galinhas de borracha para ajudar os pacientes a se divertirem como nos velhos tempos.
“Rir é tão importante quanto se alongar, dormir e praticar atividades físicas”, explica Wooten. 
Veja algumas formas de trazer um pouco de diversão para sua vida quando você estiver doente:

FAÇA ALGO INESPERADO.
Ao enfrentar o câncer de mama, pode ser difícil lidar com a queda dos cabelos, mas por que não se divertir com a situação? Organize uma festa e faça um moicano no cabelo antes que ele comece a cair por conta da quimioterapia.

ASSISTA A UM VÍDEO, PROGRAMA DE TV OU FILME ENGRAÇADO.
Você se sente tenso ao pensar em seu tratamento? Pesquise no YouTube ou baixe o programa mais engraçado que conseguir encontrar para manter sua mente ocupada.

BRINQUE COM SUAS ROUPAS.
Chapéus, lenços e fantasias podem ajudar a ocultar uma cicatriz ou outras mudanças físicas causadas pela doença. Monte um look e tire fotos ou chame seus amigos e organize um desfile de moda divertido.

CONVIVA COM CRIANÇAS.
As crianças podem nos ensinar muito sobre a importância de rir e achar o lado divertido de qualquer situação. Inspire-se nelas. 

CONTE UMA PIADA.
Conte algumas piadas bobas e você acabará rindo também. Comece a levar a vida com bom humor porque, como dizem, rir é o melhor remédio. Afinal, quem não se sente melhor depois de uma boa risada?

Fonte: 

Website Get Old 
https://www.getold.com/you-ve-got-to-laugh-how-humor-can-help-breast-cancer-patients-and-others-who-are-ill
Matéria acessada em 25/06/2015