Skip directly to content

Como cumprir suas promessas de ter uma vida saudável

Envelhecimento e Sociedade

Por que é tão difícil cumprir as promessas que fazemos para melhorar nossa saúde? Estudos mostram que o cérebro não consegue lidar com muitos objetivos ao mesmo tempo.

Talvez isso ajude a explicar por que é um grande desafio seguir em frente quando você tenta cumprir de uma vez só várias promessas relacionadas à saúde.

As promessas podem incluir cortar vários alimentos da sua dieta, limitar drasticamente o consumo de calorias e iniciar uma nova rotina de exercícios para perder peso e ficar em forma. Mas quando você faz várias mudanças grandes ao mesmo tempo, é mais fácil perder o foco e acabar abandonando um ou mais aspectos da meta principal. Com isso, você se sente decepcionado e frustrado. Em pouco tempo, você acha que nada está funcionando e decide desistir. Parece familiar? A maioria de nós já passou por isso.

Mas você pode tomar algumas atitudes para ajudar a cumprir suas resoluções:

Tenha expectativas realistas: objetivos claramente definidos e manejáveis são a base para a maioria das iniciativas de sucesso.

Faça mudanças devagar e com constância: você consegue manter uma boa saúde quando as atitudes se transformam em seu estilo de vida. Isso significa que não há pressa.

Comece com mudanças pequenas: primeiro, limite o consumo dos alimentos que não fazem tanta falta em sua dieta e inclua os alimentos mais saudáveis que forem seus preferidos. Assim, faça sempre mudanças graduais. Pode ser tentador começar com uma mudança radical, mas lembre-se de que o objetivo é de longo prazo. Por isso, é útil dar um passo de cada vez.

Ajuste seus objetivos ao longo do caminho: para conseguir cumprir suas promessas de saúde, comemore seus objetivos ao longo do caminho e crie objetivos diferentes para se manter incentivado, contanto que você tenha expectativas realistas. Não desista quando enfrentar alguma dificuldade.

Dê mais importância para os desejos do que para os números: seus objetivos não precisam representar apenas números, como quilos perdidos, tamanho de calça e quilômetros caminhados. Escolha algo que tenha um significado verdadeiro e pessoal para sua vida. Em vez de ter a meta de perder 5 quilos, fique mais magro e saudável para se sentir ótimo quando estiver na praia com os amigos. Em vez de correr dois quilômetros por dia, pratique para se sentir confortável e ficar em forma para fazer caminhadas com sua família no fim de semana.

Concentre-se no que você gosta: caminhe com alguma pessoa querida para conviver mais com ela. Nade ou acampe com amigos e familiares. Encontre atividades que sejam prazerosas para você e se divirta.

Antes de fazer alguma promessa relacionada à saúde, converse com seu médico. Talvez ele possa indicar um especialista em educação física ou nutrição para ajudá-lo a definir metas realistas.

 

Além disso, converse com seus amigos. Talvez alguém que você conhece goste de fazer exercícios físicos ou tenha feito uma mudança positiva no estilo de vida. Essas pessoas costumam gostar de conversar sobre suas conquistas e podem ajudá-lo a encontrar o melhor caminho.

Então, quando fizer suas promessas de saúde, defina metas realistas, tenha paciência, comemore e não desista!

Fonte:

Website Get Old
https://www.getold.com/how-to-make-successful-health-resolutions
Matéria acessada em 25/06/2015