Skip directly to content

Centenários e crianças de 10 anos têm muito em comum

Envelhecimento e Sociedade

A instituição americana United Healthcare entrevistou 100 centenários e 100 crianças de 10 anos e fez praticamente as mesmas perguntas.

Enquanto um quarto dos centenários diz que ter uma atitude positiva era o segredo para se manter saudável, por exemplo, a primeira opção de resposta para 37% das crianças foi manter uma alimentação saudável.

Os centenários e as crianças de 10 anos concordaram que rir e manter o bom humor é uma atitude muito fácil, representando 84% e 68%, respectivamente.

Ao responder às perguntas individualmente, quase a maioria dos dos idosos com mais de 100 anos afirma se sentir mais jovem que sua idade cronológica, em média, eles disseram ter a disposição e saúde de uma pessoa de 79 anos. Sessenta porcento deles também não se julgam “velhos”.

Para responder à pergunta de quando se sentiram mais saudáveis na vida, os centenários afirmaram em média que foi aos 46 anos. Curiosamente, as crianças de 10 anos acreditam que as pessoas ficam “velhas” quando fazem, em média, 46 anos.

Quando foi perguntado como seria ter 100 anos, cerca de 7% das crianças acharam que seria “chato”, enquanto 4% delas esperam que carros voadores existam para acabar com esse tédio.

Todas as crianças e quase todos os centenários dizem acreditar na importância da família.

Quando o assunto foi suas atividades favoritas, 86% das crianças de 10 anos escolheram ver TV, enquanto 89% dos entrevistados mais velhos escolheram visitar os familiares e os amigos.

Os dois grupos também responderam sobre selfies. Enquanto 66% das crianças já tinham tirado pelo menos uma selfie, apenas 1% dos centenários disseram o mesmo, sendo que apenas 43% deles sabiam de fato o que era selfie.

Fontes:

United Healthcare
http://www.uhc.com/news-room/2015-news-release-archive/survey100

Website Get Old
https://www.getold.com/centenarians-and-10-year-old-kids-have-a-lot-in-common

Matérias acessadas em 25/06/2015