Skip directly to content

Alguns sinais de que você precisa de um terapeuta

Saúde e Bem Estar

Em algum momento na vida, todos nós passamos por dificuldades. Se você está sobrecarregado e estressado, tiver sofrido algum trauma ou apenas está tentando lidar com as complexidades do dia a dia, sabe muito bem que a vida nem sempre é um mar de rosas.

Nesses casos, é fácil se deixar levar por sentimentos — e comportamentos — que fogem dos seus padrões normais. Às vezes, conseguimos superar esses obstáculos por conta própria. Outras vezes, esses obstáculos podem se transformar em montanhas enormes, e talvez você precise de um profissional para ajudá-lo a lidar com a situação.

TERAPIA NÃO É UM TABU
Por incrível que pareça, muitas pessoas ainda acham terapia é um tabu. A terapia é vista como algo que pessoas “normais” devem evitar a qualquer custo, pois comprova que elas estão loucas ou mostra que elas simplesmente não sabem lidar com os desafios da vida. Outras pessoas acreditam que a terapia é um desperdício de tempo e dinheiro.

A verdade é que nenhuma das opiniões anteriores define o que a terapia representa. A terapia é um recurso muito útil, que ajuda milhões de pessoas a retomar o caminho certo depois de lidar com acontecimentos desgastantes da vida. Quase todas as pessoas que já fizeram terapia dizem que evitar um problema costuma piorar a situação. Procurar ajuda é a melhor atitude que você pode tomar. Você marcaria uma consulta com um médico se estivesse com gripe ou com uma doença mais grave, como problemas cardíacos ou diabetes, certo? Ao lidar com um problema de saúde mental, também é importante procurar ajuda.

COMO RECONHECER QUANDO A AJUDA PROFISSIONAL É A MELHOR OPÇÃO
Se você estiver se sentindo angustiado, talvez seja difícil saber exatamente quando é preciso buscar ajuda. O autoconhecimento é o primeiro passo. Seu comportamento está diferente do normal? A depressão está causando um impacto negativo em sua vida? Se esse for o caso, chegou a hora de procurar ajuda. Veja alguns sinais de que é o momento certo para buscar a ajuda de um profissional:

Seus sentimentos se intensificaram – Os sentimentos de todas as pessoas são intensos, mas se eles tiverem chegado ao ponto de prejudicar sua capacidade de aproveitar a vida, marque uma consulta. Você se sente nervoso a ponto de pensar em machucar outra pessoa ou se ferir? Você sempre espera que o pior aconteça? Você não consegue parar de pensar em acontecimentos negativos do passado? Mais uma vez, é hora de marcar uma consulta.

Você sofreu algum trauma recentemente – Traumas podem incluir mortes na família, um crime violento ou o término de um relacionamento. Se você não conseguir parar de pensar no assunto, converse com um terapeuta. Se você perceber que não está mais participando de atividades que costumavam ser prazerosas ou que está se afastando das outras pessoas, talvez o evento traumático tenha sido mais prejudicial do que você imagina.

Sua saúde está comprometida – O estresse pode causar grandes danos em seu corpo e pode se manifestar de várias maneiras. Os sintomas podem incluir dores de cabeça, dores de estômago, diminuição da libido, dores inexplicáveis no corpo ou doenças frequentes, que podem surgir por conta do sistema imunológico enfraquecido.

Você começou a usar substâncias para lidar com os problemas – Embora tomar uma taça de vinho no fim do dia não seja um hábito digno de preocupação, se você estiver usando substâncias para encobrir seu sofrimento, é hora de procurar ajuda. O que começa como uma bebida ocasional pode se tornar um vício. Lembre-se de que as pessoas viciadas nem sempre se limitam a drogas ou álcool. Muitas pessoas fumam, comem em excesso ou comem menos do que deveriam ao tentar lidar com os problemas.

Seus relacionamentos profissionais estão sendo prejudicados – Se você não estiver conseguindo fazer seu trabalho com eficiência, esse pode ser um sinal de algum tipo de desgaste emocional. Se você estiver recebendo feedback negativo de seus colegas de trabalho, do seu chefe ou até mesmo de seus subordinados diretos, esse é um bom momento para conversar com um terapeuta.

Seus relacionamentos pessoais estão sendo prejudicados – Se você estiver discutindo com seu parceiro com mais frequência do que o habitual, tiver se afastado das atividades normais ou não conseguir pedir ajuda, a terapia é uma boa opção. Outro sinal de alerta é quando alguma pessoa importante em sua vida levanta esse assunto e fala que está preocupada com você.

A vida é cheia de surpresas, mas elas nem sempre são positivas. Embora sentimentos como tristeza, raiva e luto sejam comuns, se eles chegarem ao ponto de influenciar a qualidade da sua vida, você saberá que é hora de buscar ajuda. Isso não significa que você está louco nem que é incapaz de lidar com as situações estressantes. Significa apenas que você se preocupa consigo mesmo e deseja achar a melhor solução.

Fonte: 

Website Get Old
https://www.getold.com/coping-with-life-warning-signs-you-need-to-see-a-therapist
Matéria acessada em 25/06/2015