Skip directly to content

A aposentadoria é supervalorizada: 6 motivos que comprovam essa afirmação

Dinheiro e Carreira

Então, você acabou de entrar na aposentadoria e, como algumas pessoas costumam dizer, é tudo o que você sempre sonhou? Talvez não. Esta ideia é, muitas vezes, supervalorizada. Veja sete motivos que comprovam essa afirmação:

1. DORMIR ATÉ MAIS TARDE PODE PIORAR SEUS PADRÕES NORMAIS DE SONO.

Claro que é ótimo deixar de ser escravo do despertador. Agora que você está aposentado, pode até tirar um cochilo à tarde quando quiser, sem reprovação. Mas existe um lado negativo: à medida que você envelhece, fica mais difícil ter uma noite de sono tranquila. Dormir até mais tarde pela manhã só vai tornar essa tarefa ainda mais difícil. O WebMD  afirma que a própria aposentadoria pode contribuir para as dificuldades de dormir à noite. “A pessoa costuma ter mais tempo de descanso e ficar menos ativa durante o dia. Isso pode desregular o horário de dormir e acordar”, de acordo com o site.

2. VIAJAR SEMPRE QUE QUISER É UM MITO.

Apesar de ser bom não ficar preso a um curto período de férias de um mês ou precisar entrar em acordo com o restante da equipe de trabalho para escolher seus dias de folga, a verdade é que viajar ficou muito caro ultimamente. A menos que tenha um pé de meia que o restante das pessoas apenas sonha em ter, você não vai conseguir viajar sempre que quiser.

3. SE VOCÊ FIZER NADA O DIA INTEIRO, FICARÁ ENTEDIADO MUITO RÁPIDO.

Claro que é bom não ter obrigações durante um tempo. Você se esforçou durante décadas e agora chegou sua vez de relaxar, certo? Mas muitas pessoas dizem que se sentem entediadas depois da euforia inicial da aposentadoria. A maioria das pessoas acha desafiador deixar para trás uma rotina diária agitada para viver dias com horários completamente desregulados. Uma vez que o trabalho termina, surge a sensação de vazio. A maioria dos especialistas aconselha que o planejamento da aposentadoria não deve incluir apenas os aspectos financeiros dessa mudança, mas também uma certa rotina diária. Responda à pergunta: o que vou fazer durante o dia?


4. SUAS ECONOMIAS DESAPARECEM MAIS RÁPIDO DO QUE VOCÊ IMAGINA.

As gerações mais velhas, por conta de baixa expectativa de vida, conseguiam se aposentar mais cedo, mas as tradicionais fontes de renda para essa fase da vida já não são tão abundantes, principalmente nas sociedades em que o número de jovens está diminuindo. Talvez seja preciso trabalhar mesmo depois de terem chegado à idade de aposentadoria. 


5. VOCÊ AINDA TEM MUITO A OFERECER.

Depois que se aposentam e já não estão mais presas ao horário comercial, muitas pessoas mais velhas dizem que se sentem energizadas e mais criativas do que nunca. Por que desperdiçar essa fase? Permanecer ativo e trabalhar em atividades prazerosas são coisas que evitam a atrofia cerebral. Além de beneficiá-lo psicologicamente, suas contribuições adicionais também são boas fontes de renda. Em suma, é sempre bom se sentir necessário.

6. O TRABALHO EM ESCRITÓRIO AJUDA A MANTER AS AMIZADES.

Depois de sair do ambiente de trabalho, você vai ter menos em comum com seus antigos colegas do que imagina. Quando você não estiver mais envolvido na rotina diária do trabalho, o interesse nele vai desaparecer muito rápido. E os colegas de trabalho? Você se aposentou, mas eles ainda estão no batente. Os almoços são sempre rápidos, sem muito tempo para colocar a conversa em dia.

Fontes: 

 
WebMD
 

Website Get Old

 
Matérias acessadas em 25/06/2015