Skip directly to content

4 atitudes que podem alterar sua pressão arterial

Saúde e Bem Estar

Não é segredo que praticar atividades físicas, manter o peso adequado e ingerir alimentos saudáveis são hábitos que ajudam a controlar a pressão arterial. Alguns fatores menos conhecidos, no entanto, podem agir contra você. 

COMER ALIMENTOS ENLATADOS
Uma substância química chamada bisfenol A (BPA), encontrada no revestimento de algumas embalagens plásticas e latas, pode aumentar a pressão arterial ao longo do tempo, de acordo com um estudo publicado na revista científica Hypertension . Entre os 60 indivíduos do estudo, todos com 60 anos de idade ou mais, a pressão arterial sistólica (número mais elevado) apresentou um aumento agudo de 4,5 mmHg depois que os indivíduos ingeriram duas bebidas enlatadas, em comparação com o consumo de duas bebidas em garrafas de vidro. Você pode reduzir esse risco se optar por recipientes de vidro ou de aço inoxidável, em vez de plástico.

TOMAR BEBIDAS QUE CONTÊM CAFEÍNA
De acordo com o estudo, beber uma xícara de café ou outras bebidas com cafeína no começo do dia é uma atitude que pode elevar sua pressão arterial, mesmo que você não seja hipertenso. Nesse estudo, a cafeína foi administrada a um grupo de 182 homens. A pressão arterial foi medida após 20 minutos de descanso e mais uma vez depois de 45 a 60 minutos. A cafeína elevou a pressão sistólica e diastólica em todos os grupos, sendo que a resposta mais forte foi observada entre os homens com hipertensão. Antes de ingerir cafeína, 78% dos homens foram diagnosticados como hipertensos. Esse percentual aumentou para 89% após o teste. Os homens na fase I (variação sistólica de 140 a 159 mmHg e diastólica de 90 a 99 mmHg) representavam 4% do grupo. Esse percentual aumentou para 15% após a ingestão de cafeína. Se você tiver pressão alta ou hipertensão limítrofe, evite bebidas que contenham cafeína para ajudar a manter a pressão arterial sob controle. 

COMER DOCES
Os alimentos salgados têm a fama de aumentar o risco de hipertensão arterial, mas o açúcar pode ser ainda pior. O estudo também mostrou que o aumento da pressão arterial em pessoas que tomavam bebidas adoçadas com glicose ou frutose, que são muito utilizadas pela indústria de bebidas. “Em vez de tomar bebidas adoçadas, experimente misturar água com gás e sua fruta favorita ou beber água aromatizada”, sugere Amy Goodson, nutricionista do Texas Health Ben Hogan Sports Medicine, de Dallas, Texas, nos EUA.

SENTIR RAIVA
Sua pressão arterial também fica mais alta quando você perde a paciência. O estresse e a raiva podem ser prejudiciais à saúde de várias maneiras. Além disso, estudos mostram que as pessoas que se irritam com facilidade são mais propensas a desenvolver doenças cardíacas. Ao longo do dia, pratique técnicas de relaxamento mental, como meditação, ioga ou qualquer outra atividade que você considere agradável para aliviar o estresse.
Praticar atividades físicas todos os dias também ajuda. A manutenção de um peso adequado sempre deve ser um dos objetivos gerais de bem-estar. Com isso, sua pressão arterial ficará controlada.

Fontes: 

Hypertension
http://hyper.ahajournals.org/content/early/2014/12/08/HYPERTENSIONAHA.114.04261.short

Website Get Old 
https://www.getold.com/4-things-that-can-affect-your-blood-pressure

Matérias acessadas em 25/06/2015